terça-feira, 19 de abril de 2011

SENAI abre seleção para cursos gratuitos

Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O Senai Bahia está com inscrições abertas para o processo seletivo dos seu cursos de aprendizagem industrial de nível básico. As inscrições podem feitas exclusivamente pela internet até este domingo, 24 de abril, nos sites www.cursosgratuitossenai.fieb.org.br ou www.exatuspr.com.br, respeitando o limite máximo de dez inscrições por vaga. Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo. As provas serão realizadas em 15 de maio de 2011.
Em Feira de Santana, estão sendo oferecidas 132 vagas, divididas entre os cursos de Auxiliar de Obras de Edificações (70 vagas), Eletricidade Industrial (38 vagas) e Manutenção Mecânica (24 vagas). Para se candidatar, os interessados devem ter ensino fundamental II completo e idade de 14 a 21 anos e 11 meses no ato da matrícula.
Os cursos têm carga horária de 880 horas. As aulas terão início em julho de 2011, de segunda à sexta-feira, podendo haver aulas também aos sábados, nos locais estabelecidos pelo Senai. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual à fase teórica.
Os cursos de aprendizagem industrial são oferecidos pelo Senai, conforme a demanda do setor industrial, para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes – Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598/2005. Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar e matricular um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo dos seus empregados, cujas funções demandam formação profissional.