sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão: Bahia e outros estados ficam sem energia na noite de quinta-feira (25)

Moradores dos nove estados do Nordeste, além de parte do Tocantins e do Pará, ficaram sem energia no final da noite desta quinta-feira (25). A Bahia foi um dos locais mais afetados, ficando totalmente sem energia durante três horas, segundo informações da assessoria da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Por volta das 23h30, a informação da empresa foi de que "todas as cargas da Coelba, de todos os consumidores na Bahia estão desligadas. A Bahia inteira está sem luz".
Já por volta da 1h30 da sexta-feira (26), a Coelba informou que parte do sul da Bahia já teve a energia restabelecida. Os municípios (nomes e quantidade não foram divulgados) estão recebendo fornecimento de luz de duas usinas - Itapebi e Funil. Às 2h30, a concessionária informou que a energia começou a ser religada em Salvador e Região Metropolitana - a maior parte da capital já tinha energia às 4h30. A Coelba informou que ainda aguarda o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizar o fornecimento para os demais municípios.
O ONS confirmou que houve um problema no sistema às 00h14, no horário de Brasília, mas disse que a energia está sendo religada gradativamente. Na Bahia, a falta de energia começou por volta das 23h18, horário local, e só foi plenamente restabelecida até por volta das 7h desta sexta-feira. O ONS confirmou que o blecaute atingiu todos os estados do Nordeste e parte de Tocantins e Pará.
"As informações preliminares que temos indicam que é grande a extensão do apagão, mas não temos como precisar neste momento quantos estados foram atingidos. Sabemos que o problema atinge pelo menos o Norte e o Nordeste", declarou João Bosco de Almeida, presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Ele disse que equipes já está trabalhando para normalizar a situação e que ainda não se sabe o que causou o apagão.
Pela internet, moradores de outros estados também reclamam do apagão. Há queixas de Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Distrito Federal. Segundo o ONS, a luz já voltou ao normal e Tocantins e o Pará por volta das 1h30 (horário de Brasília). A energia começçou a voltar ao Maranhão e à Região Metropolitana de Recife (PE) por volta das 2h.
Repercussão na internet - Nas redes sociais há relatos de pessoas que estão assustadas com a falta de energia em diversos locais, como Ceará, Sergipe, Pernambuco, Pará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Tocantins, entre outros. Em Salvador, todos os bairros estão sem luz. Até o Farol da Barra ficou sem iluminação.